5 de mai. de 2008

Ensaio Sobre Matrix

Bem, antes de tudo, esse texto foi feito com objetivo acadêmico, mas me trouxe um bem espiritual tremendo!! leiam e postem!


Caros leitores, hoje é um dia para ser lembrado, mas pergunto eu, que dia é hoje? Será dia de natal, aniversário de casamento de seus pais ou seria apenas o dia antes do amanhã? Estamos sempre pensando como será o próximo dia de nossas vidas, mas já paramos para pensar como estamos vivendo ou até se podemos viver tudo aquilo que somos capazes? Ontem, sonhei com um futuro próximo, apenas possível claro, mas muito parecido com nossas realidades. Nesse mundo paralelo de sonho, éramos uma sociedade altamente avançada no campo da tecnologia biológica, um paralelo ao qual não somos entrosados ainda, nossas cidades cresciam junto as mais densas florestas, convivendo junto as mais diversas espécies da flora, mas nunca em harmonia com a fauna, uma praga diante as ambições sociais. O controle desta sociedade era feito por uma espécie de mão invisível no qual chamávamos de mãe natureza, percebíamos que aquilo não era um controle natural, ele com certeza era imposto por uma linha natural de desenvolvimento criada a partir de certas escolhas feitas em gerações passadas, porém, era seguida a risca, como um ritual de sobrevivência essencial para a vida. Bem, vocês devem estar se perguntando o que isto tem a ver com o assunto a ser tratado? Aí está a resposta, nós todos somos parte desta mão, apenas não sabemos como usá-la ou pior, sabemos e nos omitimos por pura preguiça. Enfim, vou direto onde queria chegar. Ontem, estava eu em casa passeando em minhas recordações e vi um VHS empoeirado na prateleira, era “MATRIX”, um prólogo de ficção cientifica sobre um futuro pós-apocalíptico onde robôs e maquinas controlam todo o globo, inclusive os humanos, que são mantidos em campos de concentração para extração de energia, uma espécie de pilha, porém, há um pequeno grupo de humanos livres que fazem a ultima resistência contra as maquinas. Esses humanos têm como ultima esperança, um certo homem, Thomas Anderson, ou “NEO” como é comumente conhecido. Neo faz parte de uma profecia, e essa dizia que ele era o escolhido, um ser supremo com poderes para derrotar o exército das máquinas.



Matrix é um marco nos filmes de ficção científica, seu estilo gótico – underground inconfundível instaurou novos padrões a indústria hollywoodiana, sua tecnologia bullet-time de enquadramentos revolucionou por completo o mercado, e acima de tudo, consagrou a ficção como um grande tema dentro do cinema mundial. Sua narrativa inovadora tem como elementos a mitologia antiga, política, literatura, e uma mistura de religião e suas possíveis distorções de realidade dentro de uma sociedade. Além de boas falas e idéias bem conexas, o filme proporciona ao expectador bons momentos de diversão visual. Aquém da trama principal, desenvolvem-se boas teorias, como a vida é desperdiçada pela humanidade, como a ganância pelo poder pode alterar uma mente, e que não importa se seu destino já foi escrito é você quem tem o controle sobre ele, e como já dizia Morpheus, personagem do filme, “Eu posso te mostrar o caminho, mas é você quem vai fazê-lo”. O filme também deixa bem claro que não importa o caminho e sim a escolha pelo mesmo, e trás uma grande pergunta em seu subtexto, o que realmente vale é a resposta ou como a pergunta é feita? Se nossa sociedade vai chegar a tal ponto eu não sei, mas o caminho não é longo até lá, eu só espero que o senso comum tenha senso crítico.

Um comentário:

Sirius disse...

Mensagem deliciosa, li e li de novo e deu vontade de ler mais! Muito bom, um abraço